NAVE CULTURAL

OLHOS NA PRU - Instalação, Fotografia e Vídeo

OLHOS NA PRU- Instalação, Fotografia e Vídeo é um projeto autoral que pretende desenvolver uma reflexão criativa e estética sobre questões da regeneração urbana e da cultura na cidade de Santo Tirso e decorre no âmbito das intervenções da Parceria para a Regeneração Urbana – Margens do Ave.

São dois artistas que trabalham em fotografia e em vídeo e que realizaram uma representação imagética dos lugares objeto de intervenção que culmina numa exibição pública, na Fábrica de Santo Thyrso.

Por um lado, procura-se no "Percurso Pedonal e Ciclável", como qualquer outro percurso, uma forma de facilitar e potenciar a ligação entre dois pontos. Neste caso, o percurso em causa, veio permitir que a população do concelho se aproximasse mais do rio. O Ave está mais limpo, pronto para que possa ser de novo disfrutado pelas pessoas. Embora numa escala distinta, pode encontrar-se um paralelismo entre esta aproximação e a que foi feita ao Tejo, em Lisboa, com a Expo 98. Mas para além desta ligação, o percurso servira também para aproximar as pessoas da natureza e de uma forma de vida mais saudável.

O percurso mencionado, quando totalmente concluído, será um eixo de ligação entre as várias intervenções da "Parceria para a Regeneração Urbana" (PRU): o Parque da Rabada, o Passeio dos Frades, a Escola Profissional de Hotelaria, o Centro de Educação Ambiental e a Nave Cultural Fabrica do Teles. A abordagem proposta para este trabalho pretende ser um vincar dessa ligação através da sugestão narrativa que remeta para uma experiencia de lugar e de relação com o mesmo por parte do autor.

Por outro lado, associa-se a representação pedonal a representação de memórias passadas e presentes através da imagem fotográfica do sujeito e da autorrepresentação construída num dos espaços antigos da fabrica e, atualmente, ocupado pelo Centro Interpretativo da Fabrica de Santo Thyrso.

alt text

Notas biográficas

Olívia Da Silva (Porto, Portugal,1962)
Artista e Professora

Ph. D, Mphil/Ph. D e MA em Fotografia pela Faculdade de Arte e Design da Universidade de Derby, Reino Unido entre 1995 a 2000. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa e Londres e do Centro Português de Fotografia, Ministétio da Cultura entre 1998 e 2000. Coordenadora do Mestrado Comunicação Audiovisual , pertence à Unidade de Investigação UNIMAE e é docente da ESMAE/IPP. Pertence ao eCPR – European Centre for Photographic Research, do Departamento de Investigação da University of Wales, Newport, Reino Unido. Exposições em Portugal, Reino Unido, Canada e França.

João Leal (Porto, Portugal, 1977)
Artista visual e Professor

Doutorando na University of South Wales com ligação ao grupo de investigação do European Centre for Photographic Research. Licenciado em Tecnologia da Comunicação Audiovisual pelo Instituto Politécnico do Porto, com especialização em Fotografia. Participa em exposições individuais e colectivas desde 2001. Em 2005 venceu, ex-aequo, o Prémio Pedro Miguel Frade, do Centro Português de Fotografia, com o trabalho “Night Order”. Neste momento, para além de continuar a desenvolver o seu trabalho de autor, é docente no Departamento de Artes da Imagem da ESMAE | IPP.

Organização:
Câmara Municipal de Santo Tirso
Fábrica de Santo Thyrso
Margens do Ave

Apoios:
POD, Digital Textiles Experts; Laboratórios
Multimédia – DAI/ESMAE/Politécnico do Porto


HORÁRIO

Inauguração dia 27 de Junho às 18H30
Datas: 27 de Junho a 27 de Julho de 2013
Segunda a Sábado: 9h00 às 20h00
Encerra aos Domingos
ENTRADA LIVRE