NAVE CULTURAL

finalistas na fábrica de santo thyrso

O desfile de moda Finalistas ESAD e PFN - Concurso Novos Criadores e a exposição da designer brasileira Zuzu Angel completam o programa de abertura da Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso.

A ESAD apresenta a 26 de Outubro as coleções dos seus alunos finalistas do curso de Design de Moda. Cada um dos futuros criadores apresenta os coordenados produzidos no âmbito da sua coleção de final de curso, sob a orientação da designer Maria Gambina, coordenadora da Licenciatura em Design de Moda, ministrada na ESAD desde 2008.

alt text

A parceria estabelecida este ano com a Associação Selectiva Moda, através do Portuguese Fashion News - Concurso Novos Criadores, visa potenciar os trabalhos dos jovens criadores recém-licenciados e a sua inserção no mercado de trabalho. Os desfiles de moda são acompanhados por Rui Vargas, que prolonga o seu DJ set numa festa noite dentro.

Finalstas ESAD

Ana Azevedo, Ana Luísa Castro, Ana Luísa Vidal, Ana Oliveira, Ana Quadrado, Andreia Pinto, Bárbara Castro, Bárbara Ribeiro, Catarina Pereira, Catarina Ferreira, Carolina Pereira, Catarina Soares, Diana Fertuzinhos, Elionai Campos, Inês Andrade, Inês Freitas, Jennifer Wiech, Joana Gomes, Joana Soares, Joana Cunha, Laura Pontual, Maria Fernandes, Maria João Mano, Maria Petracchi, Maria Sampaio, Mariana Magalhães, Margarida Gil, Margarina Pimenta, Marta Pimentel, Natália Barbosa, Rita Pires, Simão Cavaco e Sara Coe.

PFN/Concurso Novos Criadores

Joana Machado MODATEX PORTO, Jennifer Wiech ESAD, André Costa CENATEX, Paula Magalhães ESART, Cristiancem Pereira ÁRVORE, Priscila Franco UBI, Maria João Mano ESAD, Pedro Neto ESCOLA MODA PORTO, Patrick de Pádua MODATEX, Maria João Lourenço ESART, Vera Ferreira UBI, Luís Emílio MODATEX LISBOA, Sérgio Silva CENATEX, Isabel Azevedo SOARES DOS REIS, Ana Isabel Ribeiro MODATEX PORTO, João Peixoto ÁRVORE, Fernanda Ribeiro SOARES DOS REIS.

De destacar ainda a participação dos Dead Graphics Society, com as instalações multimédia Wearing a Wire de André Fabrício, o website http://santothyrso.esad.pt de Igor Pascoal e Jorge Marques, todos alunos da ESAD, e o projeto #Wishmestyle Twitter Wall e Fashion Expression de Rui Caldas, docente na escola.

Este evento insere-se na parceria da ESAD com a Câmara de Santo Tirso no âmbito do projeto da Fábrica de Santo Thyrso, integrando-se no Seminário Internacional sobre Quarteirões Culturais, a decorrer de 25 a 27 de Outubro. Integra-se assim no primeiro ato público da Incubadora de Moda e Design e o primeiro evento a decorrer na Nave Cultural da Fábrica.

A realização deste conjunto de eventos inscreve-se na estratégia que associa a operação de regeneração urbana da cidade de Santo Tirso – Revitalização e Qualificação das Frentes Ribeirinhas do rio Ave – à reabilitação da Fábrica de Santo Thyrso, antiga fábrica têxtil, assumindo-a como um Quarteirão Cultural.