INCUBADORA DE MODA E DESIGN

A Incubadora é um projeto com um conceito que ultrapassa as fronteiras do modelo convencional de incubação, uma vez que, além da cedência de espaços vocacionados para instalação de empresas em fase de arranque, pre- tende ainda promover uma colaboração estreita entre os criativos e a indústria do setor, dotando-a de meios mo- dernos de conceção e alavancando-a no panorama internacional de excelência.

INCUBADORA DE MODA E DESIGN VISA ALCANÇAR QUATRO OBJETIVOS FUNDAMENTAIS:

  1. A criação de uma estrutura profissional, altamente qualificada, que permita, através da valorização de recursos materiais e humanos existentes, explorar sinergias entre os parceiros da Incubadora, garantindo uma resposta (ao nível da prestação de serviços, investigação e desenvolvimento, consultoria, formação e programação cultural) mais rápida, eficaz e sustentada, potenciando a criação de novos projetos.

  2. Colaborar no programa de requalificação do Quarteirão Cultural e Criativo/Fábrica de Santo Thyrso, através da criação, comunicação e gestão da futura incubadora que se pretende que venha a ser um espaço de referência nacional e internacional ao nível da moda, do design, do empreendedorismo e do turismo cultural.

  3. Integrar e criar redes institucionais, ligadas às áreas da moda, inovação e criatividade, que possam gerar novas fontes de financiamento, promover o trabalho desenvolvido e criar formas de valorização das instituições parceiras e da indústria local.

  4. A realização de eventos e a criação de um espaço de animação e consumo criativo, associada à divulgação de iniciativas de âmbito internacional, numa estratégia de afirmação e promoção do projecto e das empresas a ele associadas.

alt text

NÃO RESTAM DÚVIDAS DE QUE A ATUAL CONJUNTURA, MOSTRANDO A CRISE DOS MODELOS CONVENCIONAIS, COLOCA-NOS PERANTE DESAFIOS QUE EXIGEM O DESENVOLVIMENTO DE UMA ECONOMIA CRIATIVA, NA QUAL A MODA, O DESIGN, A INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE DESEMPENHAM UM PAPEL DETERMINANTE

Esta economia criativa pode ser gerada pela dinamização das cidades entendidas como laboratórios de discussão, inovação e empreendedorismo. Santo Tirso, pela sua localização, acessibilidades, património e identidade, possui características ímpares que lhe permitem afirmar-se como uma referência de cidade criativa, onde o poder público colabora com as empresas, instituições de ensino, associações de âmbito local, nacional e internacional e com a iniciativa privada para criar um habitat produtivo e sustentável.